domingo, 12 de julho de 2009

EI PREGADOR, ALGUEM ESTA MORRENDO SEM SALVAÇÃO,VOCE NÃO ESTA PREOCULPADO?

SALVAÇÃO---SALVAÇÃO---SALVAÇÃO---SALVAÇÃO---SALVAÇÃO---SALVAÇÃO---SALVAÇÃO...
Por causa do pecado, nós já nascemos separados de Deus. Isso se aplica a toda raça humana, não a você apenas.

Romanos 3:23 diz,"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;"

Romanos 3:10 diz,"como está escrito: Não há justo, nem sequer um."

Romanos 6:23a "Porque o salário do pecado é a morte;"

Apocalípse 21:8 "Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte."

Não existe uma cota de boas obras que nós possamos fazer para nos salvar da separação eterna de Deus.

Efésios 2:8-9 diz, "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie."

Para estar separado de Deus para sempre, simplesmente não precisamos fazer nada. Ignorar ou rejeitar o Filho de Deus é o único pecado que pode nos impedir de sermos perdoados e a única alternativa ao céu é a tormenta em um lago de fogo . (Apocalípse 20:15, 2 Tess. 1:7-9).

João 3:18 "Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus."

Mas existe uma boa notícia!

Existe uma maneira simples e gratuita de nos reconciliarmos com Deus, que é possível graças ao Filho unigênito de Deus. Um sacrifício de sangue foi necessário para pagar por nossos pecados e Jesus foi enviado para se tornar esse sacrifício. Ele foi pregado numa cruz, e teve seu sangue vertido como o pagamento por nossos pecados. Mas 3 dias após sua morte, ele ressuscitou, validando de uma vez por todas, sua condição de nosso único Salvador.

Crer na morte, sepultamento e ressurreição de Cristo é o único meio de se chegar ao Céu.

Jesus diz (João 14:6), "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim."

João 3:16 e17 são bem claros. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele."

A Bíblia nos ensina como sermos salvos:

Romanos 10:9-10 "Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo; pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação."

Este é o dom gratuito de Deus, porque Ele te ama.

Romanos 6:23b "mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor."

Romanos 10:13 "Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo."

Você está pronto para crer nisso agora? Se sim, então simplesmente diga a Deus o que Ele mesmo te pediu para confessar.

Você pode usar uma oração similar a esta:

"Deus, eu admito que sou um pecador e verdadeiramente creio que Jesus de Nazaré morreu numa cruz, foi sepultado e ressuscitou. Eu ponho minha fé no Seu sacrifício para remir completamente por meus pecados e creio em Jesus Cristo como único Senhor e Salvador de minha vida.Amém."

Andando dentro da tempestade em busca das almas.


Todos os domingos à tarde, depois do culto da manhã na igreja, o pastor e seu filho de 11 anos saíam pela cidade e entregavam folhetos evangelísticos.
Numa tarde de domingo, quando chegou a hora do pastor e seu filho saírem pelas ruas com os folhetos, fazia muito frio lá fora e também chovia muito.O menino se agasalhou e disse:
-'Ok, papai, estou pronto.'
E seu pai perguntou:
-'Pronto para quê?'
-'Pai, está na hora de ju ntarmos os nossos folhetos e sairmos.'
Seu pai respondeu:
-'Filho, está muito frio lá fora e também está chovendo muito.'
O menino olhou para o pai surpreso e perguntou:
-'Mas, pai, as pessoas não vão para o inferno até mesmo em dias de chuva?'


Seu pai respondeu:
-'Filho, eu não vou sair nesse frio.'
Triste, o menino perguntou:
-'Pai, eu posso ir? Por favor!!!'
Seu pai hesitou por um momento e depois disse:
-'Filho, você pode ir. Aqui estão os folhetos. Tome cuidado,filho.'
-'Obrigado, pai!!!'
Então ele saiu no meio daquela chuva. Este menino de onze anos caminhou pelas ruas da cidade de porta em porta entregando folhetos evangelísticos a todos que via.
Depois de caminhar por duas horas na chuva, ele estava todo molhado, mas faltava o último folheto. Ele parou na esquina e procurou por alguém para entregar o folheto, mas as ruas estavam totalmente desertas. Então ele se virou em direção à primeira casa que viu e caminhou pela calçada até a porta e tocou a campainha. Ele tocou a campainha, mas ninguém respondeu. Ele tocou de novo, mais uma vez, mas ninguém abriu a porta. Ele esperou, mas não houve resposta.
Finalmente, este soldadinho de onze anos se virou para ir embora, mas algo o deteve. Mais uma vez, ele se virou para a porta, tocou a campainha e bateu na porta bem forte. Ele esperou, alguma coisa o fazia ficar ali na varanda. Ele tocou de novo e desta vez a porta se abriu bem devagar.
De pé na porta estava uma senhora idosa com um olhar muito triste. Ela perguntou gentilmente:
-'O que eu posso fazer por você, meu filho?'
Com olhos radiantes e um sorriso que iluminou o mundo dela, este pequeno menino disse:
-'Senhora, me perdoe se eu estou perturbando, mas eu só gostaria de dizer que JESUS A AMA MUITO e eu vim aqui para lhe entregar o meu último folheto que lhe dirá tudo sobre JESUS e seu grande AMOR.'
Então ele entregou o seu último folheto e se virou para ir embora. Ela o chamou e disse:
-'Obrigada, meu filho!!! E que Deus te abençoe!!!'
Bem, na manhã do seguinte domingo na igreja, o Papai Pastor estava no púlpito. Quando o culto começou ele perguntou:
- 'Alguém tem um testemunho ou algo a dizer?'
Lentamente, na última fila da igreja, uma senhora idosa se pôs de pé. Conforme ela começou a falar, um olhar glorioso transparecia em seu rosto.
- 'Ninguém me conhece nesta igreja. Eu nunca estive aqui. Vocês sabem, antes do domingo passado eu não era cristã. Meu marido faleceu a algum tempo deixando-me totalmente sozinha neste mundo. No domingo passado, sendo um dia particularmente frio e chuvoso, eu tinha decidido no meu coração que eu chegaria ao fim da linha, eu não tinha mais esperança ou vontade de viver. Então eu peguei uma corda e uma cadeira e subi as escadas para o sótão da minha casa. Eu amarrei a corda numa madeira no telhado, subi na cadeira e coloquei a outra ponta da corda em volta do meu pescoço. De pé naquela cadeira, tão só e de coração partido, eu estava a ponto de saltar, quando, de repente, o toque da campainha me assustou. Eu pensei:
-'Vou esperar um minuto e quem quer que seja irá embora.'
Eu esperei e esperei, mas a campainha parecia tocar cada vez mais alto e era mais insistente; depois a pessoa que estava tocando também
começou a bater bem forte. Eu pensei:
-'Quem neste mundo pode ser? Ninguém toca a campainha da minha casa ou vem me visitar.'
Eu afrouxei a corda do meu pescoço e segui em direção à porta, enquanto a campainha soava cada vez mais alto.
Quando eu abri a porta e vi quem era, eu mal pude acreditar, pois na minha varanda estava o menino mais radiante e angelical que já vi em minha vida. O seu SORRISO, ah, eu nunca poderia descrevê-lo a vocês! As palavras que saíam da sua boca fizeram com que o meu coração que estava morto há muito tempo SALTASSE PARA A VIDA quando ele exclamou com voz de querubim:
-'Senhora, eu só vim aqui para dizer que JESUS A AMA MUITO.'
Então ele me entregou este folheto que eu agora tenho em minhas mãos. Conforme aquele anjinho desaparecia no frio e na chuva, eu fechei a porta e atenciosamente li cada palavra deste folheto.
Então eu subi para o sótão para pegar a minha corda e a cadeira. Eu não iria precisar mais delas. Vocês veêm- eu agora sou uma FIlha Feliz do REI!!!
Já que o endereço da sua igreja estava no verso deste folheto, eu vim aqui pessoalmente para dizer OBRIGADA ao anjinho de Deus que no
momento certo livrou a minha alma de uma eternidade no inferno.'
Não havia quem não tivesse lágrimas nos olhos na igreja. E quando gritos de louvor e honra ao REI ecoaram por todo o edifício, o Papai Pastor desceu do púlpito e foi em direção à primeira fila onde o seu anjinho estava sentado. Ele tomou o seu filho nos braços e chorou copiosamente.
Provavelmente nenhuma igreja teve um momento tão glorioso como este e provavelmente este universo nunca viu um pai tão transbordante de amor e honra por causa do seu filho... Exceto um. Este Pai também permitiu que o Seu Filho viesse a um mundo frio e tenebroso. Ele recebeu o Seu Filho de volta com gozo indescritível, todo o céu gritou louvores e honra ao Rei, o Pai assentou o Seu Filho num trono acima de todo principado e potestade e lhe deu um nome que é acima de todo nome.


Bem aventurados são os olhos que veêm esta mensagem. Não deixe que ela se perca, leia-a de novo, copie e passe-a adiante.
Lembre-se: a mensagem de Deus pode fazer a diferença na vida de alguém próximo a você. Não tenha medo ou vergonha de compartilhar esta mensagem maravilhosa.


Que Deus te abençoe!!!

Autor, desconhecido.
Mensagens
Refugio Como a Menina dos Olhos de Deus
O Salmo 17 é um lamento que Davi faz a Deus e neste lamento, Davi apresenta as provas de sua retidão e pede a Deus que o proteja dos seus inimigos Em sua criatividade poética, Davi apela para que Deus o proteja como “a menina dos seus olhos” A pupila do olho é símbolo do que é mais sensível e precioso na vida de uma pessoa; Por isso, Davi usa uma expressão proverbial e metafórica que fala de visão, de iluminação, de algo reflexível, e neste Salmo, Davi apela para a proteção e cuidado especial da parte de Deus Ao orar a Deus dessa forma precisamos considerar o pano de fundo da história que Davi estava vivenciando quando fez esse lamento. O contexto histórico do momento que Davi estava vivendo nos mostra ingredientes de inveja, ciúme, porfia, ódio e rancor destilados contra a sua vida pelo Rei Saul; Saul estava dominado por sentimentos negativos de desolação e solidão, tanto da parte de Deus quanto da parte dos súditos do Reino de Israel O Rei achava que Davi era uma ameaça ao seu trono por isso o perseguia dia e noite para matá-lo; Davi, temente a Deus e não querendo tocar no Ungido do Senhor abre sua alma em desespero perante Deus e exprime sua ansiedade; A despeito de tudo, Davi tinha a certeza de que Deus estava vendo tudo àquilo por que passava; Aprenderemos neste Salmo de Davi como confrontar os inimigos de nossa alma que nos atacam para ferirem nossos sentimentos e para nos afastar de Deus. Aprenderemos com Davi neste Salmo como lidar com as mágoas, com as calúnias, com as mentiras e os dissabores que procuram afastar-nos do cuidado paterno de Deus. Assim como “a menina dos olhos” é protegida pelas pálpebras, assim o Senhor nos protege, nos guarda e nos ensina a reagir contra as ameaças que podem ferir a nossa fé em Deus Neste Salmo, Davi expõe sua sensibilidade perante Deus e nos ensina como orar ao Pai Celestial quando se está carente e necessitado de ajuda e refúgio espiritual • Em primeiro lugar, ele apresenta seu desejo de ser ouvido por Deus– vv..1-5 • Em segundo lugar, ele faz sua oração pedindo a proteção de Deus– vv. 6-12 • Em terceiro lugar, ele clama a Deus por libertação – vv. 13-17 Não há nada mais confortante do que a certeza de que orando seremos ouvidos pelo Senhor; Por isso, Davi escancara seu coração perante o Senhor e apresenta seu profundo e desesperado desejo de ser ouvido pelo Senhor I – SEU DESEJO DE SER OUVIDO – VV. 1-5 Quando Davi escreveu este Salmo encontrava-se sob o ataque dos homens de Saul para matá-lo e tirá-lo do caminho do Trono de Israel Por causa do ciúme neurótico do rei Saul, Davi foi forçado a viver fugindo, para evitar o confronto pessoal Saul estava cheio de pânico e de ódio contra Davi por causa da popularidade de Davi no meio do povo; Embora Davi se mantivesse fiel ao Rei e evitasse pecar contra a autoridade do Rei, a inveja de Saul havia chegado a um grau de intensidade que Davi não teve alternativas, senão fugir para evitar o confronto Foi numa daquelas noites de insônia e angustia de alma que Davi fez esse Salmo e orou com todas as suas forças para que Deus o protegesse daquela perseguição Davi tinha, até então, consciência de sua inocência perante o rei e perante Deus; Sentia-se magoado pelas calúnias de que quisesse matar o rei e quisesse tomar-lhe o Trono, Por isso, Davi apela a Deus e exonera-se daquela acusação Ele pediu a intervenção do Senhor em seu favor porque sabia que não poderia jamais ocultar qualquer pecado que cometesse em sua vida perante Deus Quando Davi usa a palavra clamor, a exclamação denota “um grito agudo” do coração de quem tinha a certeza de que não havia pecado Davi havia examinado a si mesmo aos olhos penetrantes do Senhor e pediu por misericórdia; pediu por uma intervenção capaz de dar-lhe segurança Não havia no coração de Davi qualquer sentimento de impecabilidade, porque ele sabia, nenhuma justiça sua era perfeita; Mas Davi entendia que o “senso de justiça de Deus” é perfeito e que Ele Age com eqüidade; Jamais a justiça divina se equivale a justiça humana, e nem sempre a retribuição de Deus satisfaz o nosso senso de justiça, porque ele não faz o que queremos, mas coloca todas as coisas nos seus devidos lugares. Quantos de nós somos caluniados, maltratados, julgados mal indevidamente, e nos tornamos vitimas da maldade de pessoas inescrupulosas. Quantos de nós somos magoados e convivemos, às vezes, com cicatrizes profundas, tornando-nos prisioneiros de nossos sentimentos feridos Mas Davi nos ensina a nos libertar desses sentimentos e a desfazermos as cicatrizes nos colocando sob o cuidado protetor de Deus; Existem muitas pessoas aqui na igreja em situação mal resolvida, que reagem de modo exagerado por causa de recordações não resolvidas II – SUA ORAÇAO PEDINDO PROTEÇÃO – VV.6- 12 Nesta parte da oração, Davi reconhece a soberania de Deus e sabe que Deus é Deus de maravilhas; Davi sabe que Deus é capaz de fazer coisas impossíveis aos homens; Davi sabe que os sentimentos de Deus não são vulneráveis como os sentimentos dos homens; É aqui nesta parte de sua oração que Davi apela para algo muito mais profundo que o simples pedido de proteção – Davi descobre um modo de ajuda divina apelando para uma figura antropomórfica, ou seja, algo típico dos homens que ele refere-se a Deus Quando ilustra com a figura da “menina dos olhos de Deus”, Davi estava, na verdade, pedindo a Deus que sua vida fosse guardada do mesmo modo como “a pupila dos olhos” é protegida pelas pálpebras É interessante sabermos que a “menina dos olhos” refere-se a um “orifício que fica no centro da íris do olho, que, ao se contrair ou dilatar, regula a quantidade de luz que penetra no olho” Quando Davi utiliza essa figura sabia muito bem que, se ferida ou atingida “a pupila do olho” a cegueira seria inevitável Davi estava cercado por inimigos que queriam a sua destruição por causa do Reino de Israel; Esses inimigos tinha “lábios enganosos” que mentiam a seu respeito; que caluniavam e oprimiam a sua vida com ameaças constantes; Davi descobriu que nenhum outro socorro seria mais eficaz que o socorro que vem do Senhor A reação natural do “piscar dos olhos” é uma forma de proteger os olhos de serem atingidos por coisas de fora Quando Davi apela para esse tipo de proteção de Deus, ele sabia que “o tocar nos servos de Deus é como tocar a menina do olho de Deus”, como está escrito em Zacarias 2.8: “aquele que tocar em vós toca na menina do seu olho” Existe um fato acerca da pupila do olho que deve chamar a nossa atenção; A palavra pupila vem do latim e significa: menina, boneca e ela ( a pupila) reflete a imagem da pessoa que fica em frente Quando nos chegamos para Deus podemos ver o nosso reflexo nos olhos de Deus; Vemos a nossa imagem refletida na “menina dos olhos de Deus”, do jeito que somos e como estamos perante Ele, e isto nos dá confiança do cuidado que Ele tem para conosco Depois da importância da “proteção”, a segunda maior importância que “a menina dos olhos de Deus” nos dá é a “intimidade com quem é refletida nos seus olhos” “intimidade” com Deus no modo como nos vemos Nele; Perto do final da vida, Moisés conclamou ao povo de Israel que louvasse ao Senhor por seu cuidado constante e falou ao povo num cântico inspirado: Dt 32.9.10 Quando olhamos bem de perto nos olhos de alguém, vemos a nossa própria imagem; Se estamos bem perto da pessoa, vemos o nosso próprio reflexo; Se o nosso relacionamento com Deus é distante, a possibilidade de restauração também é distante - Se tivermos um relacionamento íntimo com Deus veremos o nosso reflexo nos olhos de Deus A Bíblia declara que os olhos de Deus são como “chama de fogo” que penetram todas as coisas; Quando nos chegamos para Ele, seus olhos revelam tudo o que somos; nada fica obscuro -Davi queria se sentir na intimidade da pupila dos olhos de Deus; Davi queria se ver refletido nos olhos de Deus para ter a segurança de que estaria protegido por Ele Se você está distante de Deus e sua vida está mergulhada na angústia, Saiba que Deus não perdeu você de vista; Ele espera que você se aproxime e se veja refletido nos seus olhos, como Alguém que cuida de você e deseja livrá-lo do sofrimento A Bíblia nos conta a historia do profeta Jonas no ventre do grande peixe, o qual não pode evitar os olhos de Deus na sua vida Jonas teve que confessar: “Do ventre do inferno”, clamei ao Senhor, e Ele me ouviu” III - SEU CLAMOR POR LIBERTAÇAO – vv. 13-17 a Bíblia nos diz que Jesus Cristo quando se fez carne e que habitou entre nós, VEIO “libertar os oprimidos do diabo” – Quando Davi clama por Deus nos v..13 , dizendo: “Levanta-te, Senhor, defronta-os, arrasa-os “, ele estava desesperado porque via o inimigo como “um leão ávido por sua presa” ou como o que fica de emboscada” para agarrar sua presa – A Bíblia ilustra o Diabo anda em derredor de nós como um leão que procura nos tragar – 1 Pe 5.8 Para essa ameaça a Palavra de Deus nos aconselha, dizendo: “Sede sóbrios e vigilantes” Ora, “a menina dos olhos” é símbolo do que é mais sensível e precioso na vida de uma pessoa; Se os meios de proteção desse mundo e dessa vida são frágeis e não garantem segurança verdadeira, Em Deus, o nosso criador, não há o que temer! Nele e com Ele estaremos seguros! Assim como damos valor às pupilas e ao maravilhoso dom da visão, da mesma forma o Senhor cuida de cada um de nós Ao vermos o reflexo de nossa imagem nos olhos de Deus, nós vemos, de fato, não a imagem ruim, ferida e depressiva do pecado, mas vemos o reflexo do milagre que podemos vir a ser.

Por: Pr Elienai Cabral

Depois de salvo, alguém pode ter o nome riscado do livro da vida?

Segundo a Bíblia, no Juízo Final, os mortos serão julgados de acordo com as coisas escritas nos livros, isto é, segundo as suas obras (Ap 20.12). E aquele cujo nome não constar do livro da vida será lançado no Lago de Fogo (Ap 20.15). Isso significa que o Senhor tem o registro de tudo o que fazemos (Sl 139.16; Ml 3.16; Sl 56.8; Mc 4.22).
Quanto aos livros abertos no último grande julgamento, o pastor Antonio Gilberto afirmou, em sua primorosa obra O Calendário da Profecia, editada pela CPAD:
Alguns desses livros devem ser:
O livro da consciência (Rm 2.15; 9.1).
O livro da natureza (Jó 12.7-9; Sl 19.1-4; Rm 1.20).
O livro da Lei (Rm 2.12). Ora, a Lei revela o pecado (Rm 3.20).
O livro do Evangelho (Jo 12.48; Rm 2.16).
O livro da nossa memória (Lc 16.25: “Filho, lembra-te...”; Mc 9.44 — aí deve ser uma alusão ao remorso constante no Inferno). (Ver o contexto: vv.44-48 e Jeremias 17.1.)
O livro dos atos dos homens (Ml 3.16; Mc 12.36; Lc 12.7; Ap 20.12).
O livro da vida (Sl 69.28; Dn 12.1; Lc 10.20; Fp 4.3; Ap 20.12).
A presença do livro da vida nessa ocasião é certamente para provar aos céticos que estão sendo julgados que seus nomes não se encontram nele. (Ler o incidente de Mateus 7.22,23.)

Quando um nome é inserido no livro da vida?

O que é o livro da vida? É o registro de todos os salvos, de todas as épocas (Dn 12.1; Ap 13.8; 21.27). Alguns teólogos têm afirmado que Deus inseriu nesse livro apenas os nomes de supostos eleitos antes da fundação do mundo e contestam a oração que alguns pregadores fazem pelos pecadores arrependidos: “Pai, em nome de Jesus, escreva os seus nomes no livro da vida”. É importante observar que, em Apocalipse 17.8, está escrito que os nomes estão relacionados no livro da vida desde a, e não antes da fundação do mundo.
Há uma enorme diferença entre antes da e desde a. No grego, o termo apo significa “a partir de”. Segue-se que a expressão “desde a fundação do mundo” denota que os nomes dos salvos vêm sendo inseridos no livro da vida desde que o homem foi colocado na Terra fundada, criada por Deus (Gn 1), e não que haja uma lista previamente pronta antes que o mundo viesse a existir. A expressão em apreço foi empregada também em Apocalipse 13.8 para denotar que todos os cordeiros mortos desde o princípio apontavam para o sacrifício expiatório do Cordeiro de Deus (Is 53; Jo 1.29). Isto é, os sacrifícios de animais realizados antes de Cristo tipificam a sua definitiva obra redentora.
Uma pessoa só pode ter o registro do nome em cartório depois de seu nascimento; ninguém é registrado antes disso. Da mesma forma, o nome de uma pessoa salva só passa a constar do livro da vida após o seu novo nascimento. Afinal, “aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus” (Jo 3.3). Não existe listagem prévia dos eleitos, como pensam certos teólogos. Na medida em que os indivíduos crêem em Cristo e o confessam como Senhor (Rm 10.9,10), eles são inscritos no rol de membros da Igreja dos primogênitos, a Universal Assembléia (At 2.47, ARA; Hb 12.23).

É possível ter o nome riscado do livro da vida?

De acordo com a Palavra de Deus, existe a possibilidade de pessoas salvas, que não perseverarem até ao fim, terem os seus nomes riscados do livro da vida do Cordeiro (Ap 3.5). Em Êxodo 32.32,33 vemos essa verdade na intercessão de Moisés pelo povo: “Agora, pois, perdoa o seu pecado; se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito. Então, disse o Senhor a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei eu do meu livro”.
Serão riscados os que permanecerem desviados do Senhor e em pecado (cf. Ap 3.3-5; 21.27). Em Lucas 10.20, Jesus disse aos discípulos da missão dos setenta, provavelmente distintos dos doze (“outros setenta”, v.1): “alegrai-vos, antes, por estar o vosso nome escrito nos céus”. Judas, porém, um dos discípulos do Senhor, desviou-se do Caminho. Por isso, o apóstolo Pedro afirmou: “[Judas] foi contado conosco e alcançou sorte neste ministério... se desviou, para ir para o seu próprio lugar” (At 1.17,25).
Alguns, ainda, afirmam que Deus relacionou toda a humanidade no livro da vida e só risca quem não recebe a Cristo como Salvador. Não obstante, a promessa “de maneira nenhuma Arrebatamento da Igreja, sobre o “cair no Espírito” e a “unção do riso”. Elas desejam aprender a cada dia a sã doutrina. Questionam, não para tentar pôr este expoente em apuros, mas porque querem ter um posicionamento definido, seguro, sobre o assunto.
O motivo da dúvida desses irmãos é compreensível, pois, quando estudamos sobre o avivamento de Azusa Street, em Los Angeles (1906), e acerca do início da Assembléia de Deus no Brasil (1911), são comuns as menções a momentos em que irmãos caíam sob o poder de Deus ou riam sem parar. Mas uma coisa é cair por não suportar a glória de Deus, e outra é ser lançado ao chão por um show-man. Uma coisa é alegrar-se na presença do Senhor, e outra é dar vazão a todo e qualquer tipo de manifestações, e ainda atribuí-las erroneamente ao Espírito Santo.
Ademais, as experiências relacionadas com o Movimento Pentecostal, ainda que envolvam santos como William Seymour e Gunnar Vingren, não devem ser supervalorizadas, a ponto de as equipararmos às incontestáveis verdades da Bíblia (Gl 1.6; 1 Co 4.6; 15.1,2). Respeito esses pioneiros do pentecostalismo clássico, porém, ao escrever este artigo, minha fonte — primária, inquestionável, primacial, infalível, inerrante — de autoridade continua sendo a Palavra de Deus.
A Bíblia Sagrada é um livro de princípios, e estes devem ser considerados antes de qualquer análise de manifestações, independentemente das pessoas nelas envolvidas. E há vários princípios relacionados com o culto genuinamente pentecostal em 1 Coríntios 14.

O que diz a Palavra do Senhor em 1 Coríntios 14?

Primeiro: O propósito principal da manifestação multiforme do Espírito em um Arrebatamento da Igreja, sobre o “cair no Espírito” e a “unção do riso”. Elas desejam aprender a cada dia a sã doutrina. Questionam, não para tentar pôr este expoente em apuros, mas porque querem ter um posicionamento definido, seguro, sobre o assunto.
O motivo da dúvida desses irmãos é compreensível, pois, quando estudamos sobre o avivamento de Azusa Street, em Los Angeles (1906), e acerca do início da Assembléia de Deus no Brasil (1911), são comuns as menções a momentos em que irmãos caíam sob o poder de Deus ou riam sem parar. Mas uma coisa é cair por não suportar a glória de Deus, e outra é ser lançado ao chão por um show-man. Uma coisa é alegrar-se na presença do Senhor, e outra é dar vazão a todo e qualquer tipo de manifestações, e ainda atribuí-las erroneamente ao Espírito Santo.
Ademais, as experiências relacionadas com o Movimento Pentecostal, ainda que envolvam santos como William Seymour e Gunnar Vingren, não devem ser supervalorizadas, a ponto de as equipararmos às incontestáveis verdades da Bíblia (Gl 1.6; 1 Co 4.6; 15.1,2). Respeito esses pioneiros do pentecostalismo clássico, porém, ao escrever este artigo, minha fonte — primária, inquestionável, primacial, infalível, inerrante — de autoridade continua sendo a Palavra de Deus.
A Bíblia Sagrada é um livro de princípios, e estes devem ser considerados antes de qualquer análise de manifestações, independentemente das pessoas nelas envolvidas. E há vários princípios relacionados com o culto genuinamente pentecostal em 1 Coríntios 14.

O que diz a Palavra do Senhor em 1 Coríntios 14?

Primeiro: O propósito principal da manifestação multiforme do Espírito em um culto coletivo é a edificação do povo de Deus (vv.4,5,12). Risos intermináveis e supostas quedas de poder edificam em quê?
Segundo: A faculdade do intelecto não pode ser desprezada no culto em que o Espírito Santo age (vv.15,20). Ninguém genuinamente usado pelo Espírito deixa de raciocinar normalmente, em um culto coletivo a Deus. Isso, claro, segundo a Palavra do Senhor.
Terceiro: Um culto a Deus não deve levar os incrédulos a pensarem que os crentes estão loucos (v.23). O que pensam os não-crentes que assistem a "cultos" disponíveis no YouTube, nos quais vemos pessoas caindo ao chão, rindo sem parar, rosnando, latindo, mugindo, rugindo, uivando e rolando umas sobre as outras?
Quarto: O culto coletivo deve ter ordem e decência; tudo deve ocorrer a seu tempo: louvor, exposição da Palavra, manifestações do Espírito (vv.26-28,40). Um culto que não tem ordem nem decência é dirigido pelo Espírito?
Quinto: No culto genuinamente pentecostal deve haver julgamento, discernimento, a fim de se evitar falsificações (v.29). Leia também 1 Coríntios 2.15 e 1 João 4.1.
Sexto: Haja vista o espírito do profeta estar sujeito ao próprio profeta, como vimos acima, é inadmissível que aconteçam manifestações consideradas do Espírito Santo em que pessoas fiquem fora de si (v.32).
Sétimo: O Deus que se manifesta no culto coletivo não é Deus de confusão, senão de paz (v.33). Quando um show-man derruba pessoas carentes de uma bênção ou os seus supostos opositores com golpes de seu "paletó mágico", além da confusão que se instala no “culto”, tal atitude não é nada pacificadora. E quem recebe a glória, indutivamente, é o próprio show-man.
Oitavo: Se alguém cuida ser profeta ou espiritual, deve reconhecer os mandamentos do Senhor (v.37). O leitor está disposto a submeter-se aos mandamentos do Senhor? Ou é um daqueles que, irresponsavelmente, dizem: “Não podemos pôr Deus em uma caixinha. Ele sempre faz coisa nova”. Mas, então, para que serve a Bíblia, para nada? Não é ela a nossa fonte máxima de autoridade? Perderam as Escrituras a primazia? Não são mais a nossa regra de fé, de prática e de vida? Gálatas 1.8 perdeu a validade?
Diante desses princípios, não há como considerar o “cair no Espírito” e a “unção do riso” como manifestações genuinamente do Espírito Santo!
Não nos enganemos. O verdadeiro avivamento só ocorre quando há submissão à Palavra de Deus e ao Deus da Palavra.

Ciro Sanches Zibordiculto coletivo é a edificação do povo de Deus (vv.4,5,12). Risos intermináveis e supostas quedas de poder edificam em quê?
Segundo: A faculdade do intelecto não pode ser desprezada no culto em que o Espírito Santo age (vv.15,20). Ninguém genuinamente usado pelo Espírito deixa de raciocinar normalmente, em um culto coletivo a Deus. Isso, claro, segundo a Palavra do Senhor.
Terceiro: Um culto a Deus não deve levar os incrédulos a pensarem que os crentes estão loucos (v.23). O que pensam os não-crentes que assistem a "cultos" disponíveis no YouTube, nos quais vemos pessoas caindo ao chão, rindo sem parar, rosnando, latindo, mugindo, rugindo, uivando e rolando umas sobre as outras?
Quarto: O culto coletivo deve ter ordem e decência; tudo deve ocorrer a seu tempo: louvor, exposição da Palavra, manifestações do Espírito (vv.26-28,40). Um culto que não tem ordem nem decência é dirigido pelo Espírito?
Quinto: No culto genuinamente pentecostal deve haver julgamento, discernimento, a fim de se evitar falsificações (v.29). Leia também 1 Coríntios 2.15 e 1 João 4.1.
Sexto: Haja vista o espírito do profeta estar sujeito ao próprio profeta, como vimos acima, é inadmissível que aconteçam manifestações consideradas do Espírito Santo em que pessoas fiquem fora de si (v.32).
Sétimo: O Deus que se manifesta no culto coletivo não é Deus de confusão, senão de paz (v.33). Quando um show-man derruba pessoas carentes de uma bênção ou os seus supostos opositores com golpes de seu "paletó mágico", além da confusão que se instala no “culto”, tal atitude não é nada pacificadora. E quem recebe a glória, indutivamente, é o próprio show-man.
Oitavo: Se alguém cuida ser profeta ou espiritual, deve reconhecer os mandamentos do Senhor (v.37). O leitor está disposto a submeter-se aos mandamentos do Senhor? Ou é um daqueles que, irresponsavelmente, dizem: “Não podemos pôr Deus em uma caixinha. Ele sempre faz coisa nova”. Mas, então, para que serve a Bíblia, para nada? Não é ela a nossa fonte máxima de autoridade? Perderam as Escrituras a primazia? Não são mais a nossa regra de fé, de prática e de vida? Gálatas 1.8 perdeu a validade?
Diante desses princípios, não há como considerar o “cair no Espírito” e a “unção do riso” como manifestações genuinamente do Espírito Santo!
Não nos enganemos. O verdadeiro avivamento só ocorre quando há submissão à Palavra de Deus e ao Deus da Palavra.

Ciro Sanches Zibordi riscarei o seu nome do livro da vida” (Ap 3.5) é dirigida aos salvos que vencerem, e não aos pecadores que se converterem. Estes, conquanto tenham os seus nomes arrolados no Céu ao receberem a Cristo, precisam perseverar até ao fim (Mt 24.13).
Em Filipenses 4.3, o apóstolo Paulo mencionou cooperadores “cujos nomes estão no livro da vida”, porém antes ele asseverara: “estai sempre firmes no Senhor, amados” (v.1). Não foi por acaso que os pastores das sete igrejas da Ásia ouviram do Senhor a mensagem: “Quem vencer” (Ap 2 e 3). A manutenção do nome de alguém no livro da vida está condicionada à sua vitória até ao fim (Ap 3.5). Somos filhos de Deus hoje (Jo 1.11,12), mas devemos atentar para o que diz Apocalipse 21.7: “Quem vencer herdará todas as coisas, e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.
AUTOR: Pr- Ciro Sanches Zibordi.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

POIS AQUELE EM QUEM NÃO HÁ ESTAS COISAS É CEGO(2Pd- 1:9a).

1 Timóteo 6.11-14

“Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas e segue a justiça, a piedade, a fé, a caridade, a paciência, a mansidão. Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas. Mando-te diante de Deus, que todas as coisas vivifica, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos deu testemunho de boa confissão, que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até a aparição de nosso de nosso Senhor Jesus Cristo”.


I – O homem de Deus é conhecido por aquilo que ele foge (v.11):

1)- Coisas pelas quais o homem de Deus foge:

a- Aparência do mal: ‘Jó se desviava do mal’ – “Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e este era homem sincero, reto e temente a Deus; e desviava-se do mal” (Jó 1.1; * 31.1).

b- Prostituição: ‘Fugi da prostituição’ 1 Co 6.18 – (José fugiu daquela mulher adúltera Gn. 39.12).

c- Falsos Mestres: ‘falsos ensinadores e falsos ensinos’ – aqueles que ensinam outras doutrinas, que não estão em conformidade com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade; “foge dos tais” (2 Timóteo 4.12) FÁBULAS!

d- Amor ao dinheiro: ‘desejo de ser rico’ – ‘ambição por dinheiro’. Recentemente vi um televangelista famoso ensinar que o cristão que se contenta em possuir o sustento, com o que cobrir-se, é um trouxa! Disse ainda que o cristão deve desejar a riqueza, porque se a riqueza fosse algo capaz de desviar o cristão, o diabo enriqueceria a todos os crentes. Vejamos irmãos o quanto é maligno este ensino. Paulo instrui aos cristãos a viverem contentes com o seu ganho. “porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se transpassaram a si mesmos com muitas dores” (v.10).

e- Embaraços desta vida e dos Pecados: ‘fugir dos embaraços e pecados’ – Hebreus 12.1


2)- Coisas pelas quais o homem de Deus não deve fugir:

a- do diabo: “Resisti ao diabo e ele fugirá de vós” (Tg 4.7);
b- da presença de Deus “Não se apresse a sair da presença de Deus”;
c- do chamado de Deus (Jonas) “E Jonas levantou-se para fugir de diante da face do Senhor” (Jn 1.3);
d- da cruz “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me” (Lc 9.23);
e- da oração “Orai sem cessar” (1 Ts 5.17);
f- da congregação “Não deixando de congregar, como é costume de alguns” (Hb 10.25),


II – O homem de Deus é conhecido por aquilo que ele segue (v.11):

1)- Coisas pelas quais o homem de Deus segue:

a- A justiça: Deus ama a justiça (Sl 33.5). A Bíblia diz que com justiça se estabelece o trono (Pv 16.12); Todo aquele que pratica a justiça é nascido dele (1 Jo 2.29).

b- A piedade: “Piedade consiste na prática contínua da oração, da reverente meditação da Palavra de Deus, e do exercício da Santificação em todas as áreas da vida”. (2 Pe 1.3-8).

c- A fé: Esta fé aqui está mais voltada para a sã conduta de vida cristã, do que propriamente o ato de operar milagres e curas. Tem o sentido de seguir os ensinos de Cristo, a sua palavra. Imitar a fé daqueles foram aprovados por Deus. “Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver” (Hb 13.7).

d- A caridade (amor): A Bíblia diz que o amor é o vínculo da perfeição (1 Pe 2.17). Aqui tem o sentido de fazer caridade, praticar boas obras (Tg 2.15-16). “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque a caridade é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus” (1 Jo 4.7).

e- A paciência: “Sede vós também pacientes, fortalecei o vosso coração, porque já a vinda do Senhor está próxima” (Tg 5.8). O exemplo da paciência de Jó (Tg 5.11); “Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração” (Rm 12.12).

f- A mansidão: “Jesus disse: aprendei de mim que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma” (Mt 11.29). O degrau da mansidão é o mais difícil na vida do cristão, mas é vital que sejamos aprovados por Deus.


III – O homem de Deus é conhecido por aquilo que ele luta (v.12):

1)- Coisas pelas quais o homem de Deus luta:

a- Pela fé (Evangelho): Ao encerrar sua carreira, Paulo disse: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé” (2 Tm 4.7). A luta do cristão está no âmbito espiritual e celestial. Antes de lutar é preciso estar apto, pronto e munido com as armas do divino Espírito Santo. Ele deve se posicionar na defesa e no ataque. Defender a Fé (O Evangelho) das falsas heresias, e Atacar o império satânico com as armas poderosas em Deus.



Para o combate da fé é necessário:

Estar alistado para a batalha;
Armar-se para a batalha;
Definir os inimigos da fé a serem vencidos (Ef 6.12);
Defender a fé (Jd 3);


IV – O homem de Deus é conhecido por aquilo que ele é fiel (v.14):

“Além disso, requer-se nos despenseiros que cada um se ache fiel” (1 Co 4.2).

1)- Coisas pelas quais o homem de Deus é fiel:

a- Aos mandamentos do Senhor: Mando-te diante de Deus, que todas as coisas vivifica, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos deu testemunho de boa confissão, que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso de nosso Senhor Jesus Cristo” (v.14).

A Bíblia diz: “De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todos os homens. Porque Deus há de trazer a juízo toda obra e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau” (Ec 12.13-14)

o Aquele que guarda os mandamentos entrará na vida eterna (Mt 19.17);
o Aquele que guarda os mandamentos será prontamente atendido na oração;
o Aquele que guarda os mandamentos preserva a coroa da vida (Ap 2.10);

b- Aos talentos que Ele dispensou a nós: (Lc 16.10; 19.17). Cumpre o teu ministério.
Ser fiel no pouco significa estar aprovado para servir no muito!
A questão não é a quantidade de talentos, e sim a maneira como nos lidamos com eles. Ser fiéis ou não a eles.

c- A tarefa da Evangelização: (Mc 16.15).
AUTOR: Pr-Moisés Carneiro.

"Ó HOMEM DE DEUS"

1 Timóteo 6.11-14

“Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas e segue a justiça, a piedade, a fé, a caridade, a paciência, a mansidão. Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas. Mando-te diante de Deus, que todas as coisas vivifica, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos deu testemunho de boa confissão, que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até a aparição de nosso Senhor Jesus Cristo”.


I – O homem de Deus é conhecido por aquilo que ele foge (v.11):

1)- Coisas pelas quais o homem de Deus foge:

a- Aparência do mal: ‘Jó se desviava do mal’ – “Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e este era homem sincero, reto e temente a Deus; e desviava-se do mal” (Jó 1.1; * 31.1).

b- Prostituição: ‘Fugi da prostituição’ 1 Co 6.18 – (José fugiu daquela mulher adúltera Gn. 39.12).

c- Falsos Mestres: ‘falsos ensinadores e falsos ensinos’ – aqueles que ensinam outras doutrinas, que não estão em conformidade com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade; “foge dos tais” (2 Timóteo 4.12) FÁBULAS!

d- Amor ao dinheiro: ‘desejo de ser rico’ – ‘ambição por dinheiro’. Recentemente vi um televangelista famoso ensinar que o cristão que se contenta em possuir o sustento, com o que cobrir-se, é um trouxa! Disse ainda que o cristão deve desejar a riqueza, porque se a riqueza fosse algo capaz de desviar o cristão, o diabo enriqueceria a todos os crentes. Vejamos irmãos o quanto é maligno este ensino. Paulo instrui aos cristãos a viverem contentes com o seu ganho. “porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se transpassaram a si mesmos com muitas dores” (v.10).

e- Embaraços desta vida e dos Pecados: ‘fugir dos embaraços e pecados’ – Hebreus 12.1


2)- Coisas pelas quais o homem de Deus não deve fugir:

a- do diabo: “Resisti ao diabo e ele fugirá de vós” (Tg 4.7);
b- da presença de Deus “Não se apresse a sair da presença de Deus”;
c- do chamado de Deus (Jonas) “E Jonas levantou-se para fugir de diante da face do Senhor” (Jn 1.3);
d- da cruz “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me” (Lc 9.23);
e- da oração “Orai sem cessar” (1 Ts 5.17);
f- da congregação “Não deixando de congregar, como é costume de alguns” (Hb 10.25),


II – O homem de Deus é conhecido por aquilo que ele segue (v.11):

1)- Coisas pelas quais o homem de Deus segue:

a- A justiça: Deus ama a justiça (Sl 33.5). A Bíblia diz que com justiça se estabelece o trono (Pv 16.12); Todo aquele que pratica a justiça é nascido dele (1 Jo 2.29).

b- A piedade: “Piedade consiste na prática contínua da oração, da reverente meditação da Palavra de Deus, e do exercício da Santificação em todas as áreas da vida”. (2 Pe 1.3-8).

c- A fé: Esta fé aqui está mais voltada para a sã conduta de vida cristã, do que propriamente o ato de operar milagres e curas. Tem o sentido de seguir os ensinos de Cristo, a sua palavra. Imitar a fé daqueles foram aprovados por Deus. “Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver” (Hb 13.7).

d- A caridade (amor): A Bíblia diz que o amor é o vínculo da perfeição (1 Pe 2.17). Aqui tem o sentido de fazer caridade, praticar boas obras (Tg 2.15-16). “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque a caridade é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus” (1 Jo 4.7).

e- A paciência: “Sede vós também pacientes, fortalecei o vosso coração, porque já a vinda do Senhor está próxima” (Tg 5.8). O exemplo da paciência de Jó (Tg 5.11); “Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração” (Rm 12.12).

f- A mansidão: “Jesus disse: aprendei de mim que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma” (Mt 11.29). O degrau da mansidão é o mais difícil na vida do cristão, mas é vital que sejamos aprovados por Deus.


III – O homem de Deus é conhecido por aquilo que ele luta (v.12):

1)- Coisas pelas quais o homem de Deus luta:

a- Pela fé (Evangelho): Ao encerrar sua carreira, Paulo disse: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé” (2 Tm 4.7). A luta do cristão está no âmbito espiritual e celestial. Antes de lutar é preciso estar apto, pronto e munido com as armas do divino Espírito Santo. Ele deve se posicionar na defesa e no ataque. Defender a Fé (O Evangelho) das falsas heresias, e Atacar o império satânico com as armas poderosas em Deus.



Para o combate da fé é necessário:

Estar alistado para a batalha;
Armar-se para a batalha;
Definir os inimigos da fé a serem vencidos (Ef 6.12);
Defender a fé (Jd 3);


IV – O homem de Deus é conhecido por aquilo que ele é fiel (v.14):

“Além disso, requer-se nos despenseiros que cada um se ache fiel” (1 Co 4.2).

1)- Coisas pelas quais o homem de Deus é fiel:

a- Aos mandamentos do Senhor: Mando-te diante de Deus, que todas as coisas vivifica, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos deu testemunho de boa confissão, que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso de nosso Senhor Jesus Cristo” (v.14).

A Bíblia diz: “De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todos os homens. Porque Deus há de trazer a juízo toda obra e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau” (Ec 12.13-14)

o Aquele que guarda os mandamentos entrará na vida eterna (Mt 19.17);
o Aquele que guarda os mandamentos será prontamente atendido na oração;
o Aquele que guarda os mandamentos preserva a coroa da vida (Ap 2.10);

b- Aos talentos que Ele dispensou a nós: (Lc 16.10; 19.17). Cumpre o teu ministério.
Ser fiel no pouco significa estar aprovado para servir no muito!
A questão não é a quantidade de talentos, e sim a maneira como nos lidamos com eles. Ser fiéis ou não a eles.

c- A tarefa da Evangelização: (Mc 16.15).

domingo, 5 de julho de 2009

PROCURA APRESENTAR-TE A DEUS, APROVADO.

Os discípulos também viviam sob a paranóia de ser o numero um. Não muito tempo antes de Cristo dar-lhes essa profunda lição, eles disputavam para ver quem seria o maior entre eles (Marcos 9:34.) Tiago e João, por intermédio da sua mãe, chegaram até a fazer um pedido ousado ao mestre: que um se assentasse à direita e o outro à esquerda quando ele estivesse em seu reino, que inicialmente pensavam se tratar de um reino político (Marcos 10:35-38). Com seu gesto chocante, o mestre penetrou nas entranhas dos seus seres e os vacinou com exima inteligência contra as raízes mais intimas da competição predatória. Ao descer ao nível dos pés dos seus seguidores, ele golpeou profundamente o orgulho e a arrogância de cada um deles.
Os pés são condutores da trajetória existencial. Cristo queria expressar que nessa sinuosa e turbulenta trajetória de vida os seres humanos deveriam lavar os pés uns dos outros, ou seja, deveriam cooperar, ser tolerantes, perdoar, suportar, cuidar, proteger e servir uns aos outros. São lições profundas e dificílimas de serem aprendidas.
Após lavar os pés dos discípulos, Cristo rompeu seu silêncio e começou a exteriorizar suas intenções. Não precisava falar muito, pois com seu gesto surpreendente já havia falado quase tudo.Fez criticas contundente ao superficialismo das relações sociais e políticas e declarou que, ao contrario do que pensavam, aquele que desejasse ser o maior entre eles teria de se fazer menor do que os outros, teria de aprender a servir (João 13: 1-17).
Se ele como mestre se despojava da sua posição e os servia, eles, que eram seus discípulos, deveriam fazer o mesmo uns aos outros.
A hierarquia proposta por Cristo era, na realidade, uma anti-hierarquia, uma apologia, à solidariedade, a metas coletivas, à cooperação e à integração social. O maior é aquele que mais serve, que mais honra, que mais se preocupa com os outros. Em qualquer ambiente social, o maior recebe mais honra, mais privilégios, mais atenção do que o menor. Todos focalizam as pessoas proeminentes. A estética vale mais do que o conteúdo.
O “espírito” intelectual de um grande político, de um empresário, de um artista famoso, de um chefe de departamento de uma universidade causa mais impacto do que os brilhantes pensamentos de uma pessoa em expressão social. Porém, as características da escola de Cristo são tão impares que chocam o mundo moderno. Chocam tanto o capitalismo como o socialismo. Qualquer pessoa – até mesmo os cientistas – que tentar estudar a inteligência de Cristo ficará intrigada e ao mesmo tempo encantada com os paradoxos que a cercam.
Como é possível alguém que teve uma simples profissão de carpinteiro, que precisava entalhar madeira para poder sobreviver, ser colocado como autor da existência, como arquiteto do universo! O registro de João diz que “tudo foi feito nele e para ele e sem ele nada do que foi feito se fez...”(João1:3).
Como pode alguém dizer que tem o segredo da eternidade e se humilhar a ponto de lavar os pés de simples pescadores Galileu que não tinham qualquer qualificação social ou intelectual? Como pode alguém que superava todo tipo de medo, que era tão corajoso e inteligente, ter se permitido passar pelo caos indescritível da cruz, pela lenta desidatração, pela dor e pela exaustão física e psicológica gerada por ela?
A história de Cristo é admirável.
Não devemos pensar que Cristo estava produzindo um grupo de pessoas frágeis e despersonalizadas. Pelo contrario, ele, por meio dos seus princípios inteligentes e incomuns, estava transformando aquele grupo de incultos Galileu na mais fina estirpe de lideres. Lideres que não tivessem a necessidade de que o mundo gravitasse em torno deles, que se vacinassem contra a competição predatória e contra as raízes do individualismo.
Lideres que tivessem mais prazer em servir do que em serem servidos, que aprendessem a se doar sem esperar a contrapartida do retorno, que estimulassem a inteligência uns dos outros e abrissem as janelas do espírito humano. Lideres que não fossem controlados pela ditadura do preconceito, que fossem abertos e inclusivos. Lideres que soubessem se esvaziar, que se colocassem como aprendizes diante da vida e que se prevenissem contra a alto-suficiência. Lideres que assumissem suas limitações, que enfrentassem seus medos, que encarassem seus problemas como um desafio. Lideres que fossem fiéis à sua consciência, que aprendessem a ser tolerantes e solidários. Lideres que fossem engenheiros de idéias, que soubessem trabalhar em equipe, que expandissem a arte de pensar e fossem coerentes. Lideres que trabalhassem com dignidade seus invernos e existências e destilassem a sabedoria do caos, que vissem suas dores e dificuldades como uma oportunidade de serem transformados interiormente. Lideres que, acima de tudo, se amassem mutuamente, que tivessem uma emoção saturada de prazer e vivessem a vida com grande significado existencial. As palavras são pobres para retratar a complexidade e a ousadia sem precedentes tanto da inteligência como do propósito transcendental de Cristo.
Os textos das suas biografias são claros: ele não queria melhorar ou reformar o ser humano, mas produzir um novo ser humano...
Não há uma equipe de recursos humanos, uma teoria educacional, uma teoria psicológica, uma escola de pensamento filosófico ou uma universidade que tenha a abrangência e a complexidade da escola da existência de Cristo. Ele tinha uma paixão indescritível pela espécie humana.

Jesus o maior educador da história.
AUTOR:Augusto Cury.

A IGREJA CLAMA POR ENSINADORES DA PALAVRA DE DEUS

A prendendo com quem sabe ensinar,o Senhor Jesus é mestre por excelência.
A prender e uma das mais difices tarefas! Porque para aprender precisa ter um bom mestre, não da para aprender sem ser ensinado,neste caso não da para ensinar sem antes aprender. Aqui a linguagem é a seguinte, como ser um bom mestre, se não for um excelente aluno, atencioso, esforçado,com muita vontade de aprender.”precisa ter disposição, para ensinar, e para aprender”(exemplo) eu tenho aprendido de joelhos dobrado.
A prendei de mim, que sou manso e humilde de coração, Mt 11:29- porem para aprender com o Senhor tem que gostar da Bíblia, Sl 119:105-A palavra do Senhor e lâmpada para meus pés e luz para os meus caminhos; pois para isto ela existe,e com esta finalidade ela veio a existir. Como vamos viver num mundo de trevas sem esta gloriosa luz?vós sos a luz do mundo não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte;nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso pai que está nos céus (Mt 5:14-16).
2.Tm.3:16,17;Toda escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar,para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça,
para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra.
(Existem pessoas que falam tais palavras, Deus não vai descer do céu para me ensinar,e, eu concordo com você,Deus não vai vim ministrar para nós curço de teologia, nem escola dominical, Deus não vai nos dar um discipulado, porque)?
Efésios:4:11As-E Ele mesmo deu,uns para apóstolos(o fundamento da igreja, cuidado anda apóstolos por ai Homens se alto denominando apóstolo,veja o que disse o ultimo dos apóstolos, Ef 3.8 Amim,o mínimo de todos os santos. At :1. 21,22 veja as exigências para ser apóstolo.)e outros para profetas,e outros para Evangelistas,e outros para Pastores e Doutores,
Veja isto, o que nos santifica é apalavra de Deus,(João17.17,)santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade.
Hb-12.14,Segui a paz com todos e a santificação,sem a qual ninguém Vera o Senhor.
João 17.20,Eu não rogo somente por estes,mas também por aqueles que,pela sua palavra hão de crer em min.
Mt 13:1as A parábola do semeador,encontramos nesta parábola quatro pontos muito importante,para nós poder corrigir o nosso trabalho
1)Erros que os pregadores cometem:É, não pregar a palavra de Deus com clareza.
Atos cap-8:29,30,31;E disse o Espírito a Filipe;Chegate e ajunta-te a esse carro.
V30-E correndo Filipe,houve que lia o profeta Isaias e disse:Entendes tu o que lês?
V31-E ele disse:Como poderei entender,se alguém me não ensina?
E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse.
Lucas.cap-24.vs 32 Jesus pregando para duas pessoas a caminho de Emaús:
E disseram um para o outro:porventura, não ardia em nós o nosso coração quando,pelo caminho,nos falava e nos abria as Escrituras?
(V45) Jesus com os discípulos Então, abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras. (Temos os 40verciculos do cap-14 de 1corintios para nos ensinar).
1)Tm-cap.6:9,10,11,12. (2Tm cap-2.15;procura apresentar-te a Deus aprovado,como obreiro que não tem do que se envergonhar,que maneja bem a palavra da verdade).
Um cuidado que os pastores precisam ter ao colocar a responsabilidade da pregação da palavra nas mãos de alguém, primeiro tome conhecimento das suas faculdades.
“Ora todo aquele que se alimenta de leite, é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela pratica, têm as suas faculdades exercitadas para discerni não somente o bem, mas também o mal”.
Até os ímpios nos ensinam, é, crime dar para crianças fazer o trabalho dos adultos.
Eis aqui estou para fazer,ó Deus, a tua vontade Hb 10:9a- Será que você tem coragem para falar essas palavras para o Senhor?
Quem sabe você nunca leu o Salmo 37:23,24;O Senhor firma os passos do homem bom, e no seu caminho se compraz; se cair, não ficara prostrado, porque o Senhor o segura pela mão.

COMO EVITAR ESSAS COISAS ENTRE NÓS?

Quando leio sobre pregação de prosperidade nas igrejas, minha resposta é: “Se não estivesse dentro do Cristianismo, eu não desejaria estar”. Em outras palavras: se essa é a mensagem de Jesus, não, obrigado!

Atrair as pessoas a Cristo prometendo riqueza é tanto enganoso como mortífero. É enganoso porque quando o próprio Jesus nos chamou, ele disse coisas como: “Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo” (Lucas 14:33). E é mortífero porque o desejo de ser rico faz com que as pessoas caiam “na ruína e perdição” (1 Timóteo 6:19). Assim, aqui está o meu apelo aos pregadores do evangelho.

1. Não desenvolva uma filosofia de ministério que torne difícil as pessoas entrar no céu. Jesus disse: “Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!”. Seus discípulos ficaram estupefatos, como muitos no movimento de “prosperidade” deveriam ficar. Assim, Jesus aumentou ainda mais o assombro deles dizendo: “É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus”. Eles responderam em descrença: “Então, quem pode ser salvo?”. Jesus disse: “Para os homens é impossível; contudo, não para Deus, porque para Deus tudo é possível” (Marcos 10:23-27).

Minha pergunta para os pregadores da prosperidade é: Por que você desejaria desenvolver um foco ministerial que torna difícil as pessoas entrar no céu?

2. Não desenvolva uma filosofia de ministério que atice desejos suicidas nas pessoas. Paulo disse: “De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores” (1 Timóteo 6:6-10).

Assim, minha pergunta para os pregadores da prosperidade é: Por que você desejaria desenvolver um ministério que encoraja as pessoas a se atormentarem com muitas dores e se afogarem na ruína e perdição?

3. Não desenvolva uma filosofia de ministério que encoraje a vulnerabilidade à traça e à ferrugem. Jesus adverte contra o esforço de ajuntar tesouro na terra. Isto é, ele nos manda ser doadores, e não guardiões. “Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam” (Mateus 6:19).

Sim, todos nós guardamos algo. Mas dada a nossa tendência inerente em todos nós para com a ambição, por que deveríamos tirar o foco de Jesus e invertê-lo totalmente?

4. Não desenvolva uma filosofia de ministério que faça trabalho duro significar acúmulo de riqueza. Paulo disse que não deveríamos roubar. A alternativa era trabalhar dura com as nossas próprias mãos. Mas o propósito principal não era meramente acumular ou mesmo ter. O propósito era “ter para dar”. “Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado” (Efésios 4:28). Isso não é justificação para ser rico a fim de dar mais. É um chamado para fazer mais e acumular menos, para que possa dar mais. Não há razão pela qual uma pessoa que ganha R$ 500.000,00 por ano deva viver diferentemente de uma pessoa que ganha R$ 200.000,00. Descubra um estilo de vida moderado; corte os seus gastos supérfluos; então, dê o restante.

Por que você desejaria encorajar as pessoas a pensar que elas deveriam possuir riqueza para serem um doador generoso? Por que não encorajá-las a manter suas vidas mais simples e serem um doador ainda mais generoso? Isso não adicionaria à generosidade deles um forte testemunho que Cristo, e não as possessões, é o seu tesouro?

5. Não desenvolva uma filosofia de ministério que promova menos fé na promessa de Deus ser para nós o que o dinheiro não pode ser. A razão do escritor aos Hebreus nos mandar estarmos contentes com o que temos é que o oposto implica menos fé nas promessas de Deus. Ele diz: “Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. Assim, afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem?” (Hebreus 13:5-6).

Se a Bíblia nos diz que estarmos contentes com o que temos honra a promessa de Deus nunca nos abandonar, por que desejaríamos ensinar as pessoas a desejarem ser ricas?

6. Não desenvolva uma filosofia de ministério que contribua para que o seu povo fique sufocado até a morte. Jesus adverte que a palavra de Deus, que tem o intento de nos dar vida, pode ser sufocada pelas riquezas. Ele diz que isso é como uma semente que cresce entre espinhos, e é sufocada até a morte: “A que caiu entre espinhos são os que ouviram e, no decorrer dos dias, foram sufocados com os cuidados, riquezas e deleites da vida; os seus frutos não chegam a amadurecer” (Lucas 8:14).

Por que desejaríamos encorajar as pessoas a buscar a própria coisa que Jesus adverte que nos sufocará até a morte?

7. Não desenvolva uma filosofia de ministério que tire o sabor do sal e coloque a candeia debaixo da vasilha.

O que existe nos cristãos que os torna o sal da terra e a luz do mundo? Não é a riqueza! O desejo e a busca por riqueza têm o mesmíssimo sabor e aparência do mundo. Isso não oferece ao mundo nada diferente daquilo que ele já crê. A grande tragédia da pregação da prosperidade é que uma pessoa não tem que ser espiritualmente vivificada para abraçá-la; a pessoa precisa ser apenas gananciosa. Ficar rico em nome de Jesus não é ser o sal da terra ou a luz do mundo. Nisso, o mundo simplesmente vê um reflexo de si mesmo. E se funciona, eles comprarão.

O contexto do discurso de Jesus nos mostra o que é o sal e a terra. Eles são a disposição alegre de sofrer por Cristo. Aqui está o que Jesus disse: "Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós. Vós sois o sal da terra…Vós sois a luz do mundo” (Mateus 5:11-14).

O que fará o mundo provar (o sal) e ver (a luz) de Cristo em nós não é que amamos a riqueza da mesma forma que eles o fazem. Antes, será a disposição e a capacidade dos cristãos amarem os outros mesmo durante o sofrimento, enquanto se regozijam porque a recompensa deles está no céu com Jesus. Isso é inexplicável em termos humanos. É sobrenatural! Mas atrair as pessoas com promessas de prosperidade é simplesmente natural. Essa não é a mensagem de Jesus. Ele não morreu para assegurar isso.

AUTOR:John Piper.
TRADUÇÃO:Felipe Sabino de Araujo Neto.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

QUE TIPO DE PREGADOR VOCE É?


Como não falar? Bom eu não consigo entender porque eles não leiam isso.
Certa vez, todos os seus discípulos estavam reunidos, conversando o ambiente parecia normal, nada de estranho pairava no ar. Então, de repente, Cristo teve mais uma atitude que deixou todos os seus discípulos perplexos.
Covem dizer que o fato que relatarei ocorreu no final da sua vida, e que ele tinha consciência do que sua morte se aproximava. Então, precisava treinar os seus discípulos para aprenderem as mais profundas lições da existência .
Aquela altura, Cristo era profundamente exaltado e admirado pelos discípulos.
Toda pessoa superadmirada fica muito distante daqueles que a exaltam. Ele tinha grande popularidade, as multidões o seguiam atônitas. Os discípulos, por sua vez, estavam extasiados por seguir um homem tão poderoso, a quem conferiam nada menos o status de Deus. Os imperadores romanos queriam desesperadamente um pouco desse status e, para tanto usavam a violência. Cristo adquiriu esse status espontaneamente.
Seus discípulos o consideravam tão grande que para eles Cristo estava nos “céus” e eles estavam aqui na terra como simples aprendizes, servos.
Diante disso, chegou o momento de esse mestre intrigante dar-lhes uma lição inesquecível.
Quando todos o colocavam nas alturas, inatingível, ele subitamente se inclinou em silêncio, chegando ao nível dos pés dos seus discípulos.
Tomou calmamente uma toalha, e cingiu-se com ela depois deitou água na bacia e passou a lavar os pés dos seus discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.
João 13:4-5. Que cena impressionante! Que coragem e despojamento!
Nunca houve quem, sendo considerado tão grande, se fizesse tão pequeno. Nunca ninguém com o indescritível status de Deus fez um gesto tão humilde e singelo! Nunca o silencio foi tão eloqüente...Todos os discípulos ficaram perplexos com aquela atitude.Bom se você tiver animo para continuar lendo a historia no capitulo 13 do EV de João vocês com certeza ficara admirado com a reação de Pedro.
Bom seria quase impossível não lembrar da história de Naamã (2REIS cap 5).
Naamã era um grande homem, comandante do exercito do rei da Síria.
Era ele um herói de guerra, porém leproso .
É o que vimos nos dias atuais,grandes pregadores mais leprosos.
O que podemos aprender com essa historia ! Veja que a pregadora era uma escrava, mais pregava com esclarecimento em todos os contidos das palavras, pois ela nem era para falar alguma coisa, ela era uma escrava de guerra, e essa ação poderia lhe custar a vida.
A qui temos o caráter de um mensageiro, não pode ser covarde,não importa o ouvinte mais tem que ouvir a verdade.Naamã tendo em mãos uma carta do rei da Síria se dirigiu ao rei de Israel levando uma excelente bagagem,aonde tinha autoridade mais não tinha unção ;a escrava não falou ao rei de Israel, mais ao profeta que esta em Samaria(2Reis 5:3).
(v8) o verdadeiro caráter de um homem de Deus: Dei-xa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel. Bom a palavra do profeta não foi do agrado de Naamã pois ele teria que se humilhar,na presença de seus homens,e as águas do Jordão não eram agradável,e o mais humilhante é ,que o profeta não foi recebê-lo como ele esperava, mandou um auxiliar seu.
No (v11) Naamã muito se indiguinou ,porque não foi como ele pensava, e desprezou a palavra do profeta, voltando para casa com indiguinação.(v12).
Veja os leitores como e bom ter auxiliares amorosos (v13) tem muita gente procurando por essa qualidade de obreiros nos dias de hoje ,com visão, e conselheiro .
Bom a historia você já sabe e bem coincida mais como concluir sem falar da ação de Geazi.
Pareci-me que a febre de Geazi tem se espalhado, e lamentavelmente tem contaminado muitos homens, que poderiam pensar como o profeta Eliseu :Tão certo como vive o Senhor em cuja presença estou, não o aceitarei.
Geazi pensou como muitos pensam nos dias de hoje, vou aproveitar a oportunidade, Naamã recebeu o milagre esta feliz, vou pegar alguns valores em troca.
A primeira ação do mal obreiro,correr atrás de bens matérias que não lhe pertence.
A segunda ação do mal obreiro,mentir usando o nome do seu pastor.
A terceira ação do mal obreiro, mentir para o seu pastor descaradamente (v25 ).
Talves você encontre muitos erros de português, mais se você pensa em fazer fortuna usando o bom nome do Senhor pensa na historia de Geazi, medite na historia de Geazi,
E podes evitar a lepra de Geazi, cuidado pode já estar em você .
Bom gostaria que você aprendesse com o Senhor ,é melhor lavar os pés dos seus ouvintes do que correr atraz de riquezas, você que leu esta mensagem comente, vou ficar muito feliz.
BIBLIOGRAFIA.
O MESTRE dos mestres.Augusto Cury.
BIBLIA PENTECOSTAL.
BIBIA SCOFIELD.