quarta-feira, 17 de junho de 2009

ESPIRITO JOCOSO

Um dos requisitos recomendados por Paulo no tocante à escolha do obreiroé que ele seja um homem sóbrio, que tenha um espirito comedido e que no seu modo de vida haja seriedade para que seja digno de confiança.

O espirito jocoso se opõe às atitudes de um homem de Deus, cuja missão é falar as verdades de Deus aos homens. Essa comunicação da verdade deve ser feita com sobriedade e equilibrio, uma ves que o obreiro é portador de uma mensagem séria, digna de inteira aceitação.

O obreiro deve ser um homem circunspecto em suas ações, por ser um embaixador do Reino de Deus. Deus nunca falou a homem algum ou mesmo enviou algum mensageiro seu com brincadeiras para fazer alguém rir ou se divertir com suas palavras. Entretanto há obreiros que são espirituosos, quando deveriam ser espirituais.

O obreiro espirituoso é aquele que se compraz em fazer as pessoasrirem com seus gestos burlescos ou palavras carregadas de gracejos. Existem obreiros que já perderam sua autoridade e o respeito da familia, da igreja e das pessoas de fora, por terem dado vazão ao espirito jocozo que os domina. Temos visto obreiros no pulpito da igreja contando piadas só para fazer o povo rir. Em casa não levam nada a sério, tudo funciona na base da brincadeira. Têm um repertório enorme de piadas e anedotas, ás vezes até picantes,mais de Biblia têm pouca coisa na cabeça. Existem até livros de anedotas evangélicas, que muitas vezes são contadas nos pulpitos das igrejas, desvirtuando o culto ao Senhor e subtraindo a fé dos irmãos mais simples.

Entendemos que esse tipo de obreiro, que oculpa o púlpito da igreja com piadas, anedotas e lorótas para fazer o povo rir, está no lugar errado. Ele é mais comediante do que obreiro.

Deus não chmou nenhum obreiro para ser palhaço ou comediante, mas, sim, para pregar o Evangelho ao mundo e ensinar a sua Palavra na igreja, exercitando-a para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo(Ef 4.12).

Cabe aqui o conselho do apóstolo Pauli: "Em tudo te dá por enxemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupição, gravidade,sinceridade, linguagem sã e irrepreensivel, para que o adversário se envergonhe, não tendo neum mal que dizer de nós" ,Tt7.8. Bom o obreiro deve ser um homem ou mulher-animados na obra do Senhor, porque seu trabalho é feito por fé e necessita de entusiasmo, coragem e perseverança para obter resultados positivos.

Pensamentosdo -Pr-Martim Alves da silva.- Rv -Obreiro--Ano -2000.

Nenhum comentário: