segunda-feira, 22 de junho de 2009

Os dias atuais são difices


"Estes não apaicentão"

Escreve para nossa meditação, o apostolo Pedro já preocupado com as heresias em seus dias.
Como vimos no livro de At-2.14 as- sabemos que o apostolo, não brincava de ser crente, ainda que sua cabeça viesse a rolar, mas ele não editava em defesa da verdade.
Em At-cap-2,quando o povo começa a destorcer, a obra que o Espírito Santo tinha feito,querendo comparar como um homem embriagado, por bebida alcoólica,aqueles que estavam cheios do Espírito Santo,Pedro se levanta em defesa da verdade,começa a fazer uma linda exegese bíblica do livro do profeta Joel.
O apostolo Pedro era um homem cuidadoso com os que se mostravam, contrario as santas doutrinas da palavra de Deus “as sagradas Escrituras”o povo seguidor da verdade, era por ele alertado, quanto aos falsos mestres,vejamos o que esta escrito.

A epígrafe do texto diz: Os falsos mestres. 2Pedro cap-2.1-7;
Assim esta escrito: E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vos haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.
E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade;
E, por avareza, farão de vós negocio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.
Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas havendo-os lançado no inferno, os entregou ás cadeias da escuridão, ficando reservados para o Juízo;
E não perdoou ao mundo antigo,mas guardou a Noé, pregoeiro da Justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios;
E condenou à subversão as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinza e pondo-as para exemplo aos que vivessem impiamente;
E livrou o justo Ló,enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis(V.8, porque este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias a sua alma justa, pelo que via e ouvia sobre as suas obras injustas).


O Espírito Santo adverte repetidas vezes nas Escrituras que surgirão muitos falsos mestres dentro das igrejas.
Vimos que um pequeno incêndio é facio de combate-lo, mais a palavra muito me assusta e a quantidade atual já é assustadora.
As advertências a respeito de mestres e lideres introduzindo heresias no meio do povo de Deus foram feitas antes pelo Senhor Jesus (ver Mt 24:11, e surgirão muitos falsos profetas e enganaram a muitos). O Espírito Santo continuou a divertindo a través de Paulo.2Ts 2.7-11;ver, também, 1Tm 4. 1,2;Mas o Espìrito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios,
Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência.
Da para imaginar a situação de uma pessoa com a consciência cauterizada,como dar conselho a uma pessoa com problemas semelhantes a estes,”existe cura para esta epidemia, que Deus tenha misericórdia destes, pois parece que esta virando, pandemia, e os médicos são poucos, que o Senhor nos guarde,”estas são situações que nos deixam preocupados, principalmente quando eu vejo eles falando sobre missão,e a qualidade do Evangelho que estão pregando, se é, que da para chamar de evangelho .Ver 2Tm3.1-5; João(1Jo2.18; 4.1; 2Jo7,11), ver Judas (Jd 3,4,12,18), que os nossos lideres pelomenos aprendam algumas coisas com a igreja de Éfeso, APOCALIPSE cap-2.2-6; Eu sei as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos e o não são e tu os achastes mentirosos;
E sofreste e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome e não te cansaste.
Tenho, porém, contra ti que deixaste a tua primeira caridade.
Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras;quando não brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
Tens, porém, isto: que aborreces as obras dos nicolaitas, as quais eu também aborreço.
Voltando a 2Pd-2.1;Negarão o Senhor que os resgatou.
De conformidade com Pedro, os falsos mestres dentro da igreja que estavam”negando(gr.arneomai = repudiar ou renunciar)o Senhor que os resgatou” tinham abandonado o caminho certo e se desviado (v15) tornando-se “ fontes sem água” (v17).
Vejamos o que diz o (v20)do mesmo cap- porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o ultimo estado pior do que o primeiro.
Vendo que não se trata de um simples caso de erro doutrinário, mas sim de uma mente cauterizada pelo desejo, mal do seu coração, interesse próprio,( Mt 5.8) bem-aventurados os limpos de coração,porque eles verão a Deus .Indo um pouco mais (v 19,20,)para concluir: Qualquer, pois, que violar um destes menores mandamentos e assim ensinar aos homens será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrares no reino dos céus.

Nenhum comentário: